Todos os anos a professora Marina de Geografia organiza um debate com os alunos do 7º, 8º e 9º ano. Os alunos são separados em duas turmas, prós e contras e, em seguida é escolhido um tema polêmico que esteja em alta na mídia. É um momento para que eles possam aprender a trabalhar em equipe, respeitar a opinião dos amigos e saber expor suas ideias.
O sétimo ano debateu sobre Redes Sociais, cujo tema foi escolhido para que os alunos refletissem em como as redes sociais ganharam tanto poder a ponto de transformar a maneira com que as pessoas se relacionam e se comunicam. Já o oitavo ano fez um debate sobre Privatização. Esse tema envolve política e economia e é bastante polêmico.
O processo de privatização é uma consequência natural da globalização, processo típico de nossos tempos, e possui duas vertentes, de um lado elas foram responsáveis por acelerar o processo de terceirização da economia e favorece a continuidade da dependência econômica e tecnológica dos países desenvolvidos, por outro lado, a partir das vendas das estatais, o poder público deixa de destinar recursos para investimentos e passa a contar com tributos gerados pelas empresas, o que para o governo é viável. Mas o que é viável para o povo? Os alunos pesquisaram e trouxeram os dois lados da questão. E o nono ano falou sobre Cotas Raciais. Não é de hoje que observamos a polêmica em torno da reserva de cotas raciais, debates favoráveis e contra sempre acontecem. Enquanto muitos acreditam ser o caminho para uma menor desigualdade social e racial, outros acham que as cotas fazem com que seja desconsiderado qualquer investimento de melhoria na educação básica. Essas e outras questões foram expostas e debatidas pelos alunos. O objetivo central desse projeto é fazer com que os estudantes não temam assuntos polêmicos e que saibam expor suas opiniões com embasamento e respeito.